POLITICA

A Casa da Mãe Atípica e Programa Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo de Mães Atípicas são destaques no parlamento

Por Da Assessoria Dep Botelho
Publicado em 12-05-2025 às 08:28hrs
Ambos os projetos são de autoria do deputado Estadual Eduardo Botelho
A Casa da Mãe Atípica e Programa Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo de Mães Atípicas são destaques no parlamento

No mês das Mães, o deputado Eduardo Botelho demonstra, mais uma vez, em seus pronunciamentos públicos, a importância dessa “figura” familiar tão forte que são as matriarcas que abraçam grandes responsabilidades na sociedade. E foi justamente pensando em mulheres, chefes de família que, neste primeiro semestre do ano, dois Projetos de Lei foram apresentados ao parlamento Estadual com essa vertente.

O primeiro, PL 5/2025 foi proposto pensando em milhares de mulheres que vivem duras realidades em Mato Grosso, enfrentando desafios diários com filhos diagnosticados com algum tipo de deficiência. Com isso, o projeto em tramitação, visa instituir o Programa Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo de Mães Atípicas, com o objetivo de promover a inclusão social, a autonomia econômica e o apoio a mães de crianças e adolescentes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento ou doenças crônicas.

Para o deputado Botelho, todo um estudo foi feito e, hoje, uma parcela significativa da população do Estado, como as mães atípicas, enfrenta desafios únicos e necessitam de uma ampla rede de apoio para conseguirem conciliar trabalho e cuidados intensivos em casa. “Essas mães passam por dificuldades maiores, sobretudo aquelas que precisam trabalhar, então esse projeto visa oferecer uma rede para dar todo tipo de apoio como o psicológico, psiquiátrico e outros mais”, destacou.

Entre as diretrizes que regem o PL, estão: Igualdade de oportunidades para mães atípicas no mercado de trabalho e empreendedorismo; Promoção da dignidade humana e do bem-estar social; Apoio à inclusão e ao desenvolvimento integral de suas famílias.

O texto em face ainda discorre sobre os objetivos do programa, permeando a capacitação gratuita em empreendedorismo, a gestão e finanças para mães atípicas; linhas de crédito especiais com taxas reduzidas e prazos diferenciados;  criação de redes de apoio e cooperação entre mães atípicas empreendedoras; a necessidade de facilitar o acesso a benefícios fiscais e a isenções tributárias para negócios liderados por mães atípicas, e ainda reforça a importância de estabelecer parcerias com entidades privadas, organizações não governamentais e instituições de ensino para ampliar as oportunidades de capacitação.

Já o Projeto de Lei 504/2025, dispõe sobre a criação da Casa da Mãe Atípica da Baixada Cuiabana, que tem o objetivo de oferecer apoio, acolhimento e assistência às mães de crianças com deficiência, transtornos ou necessidades especiais, proporcionando um espaço de acolhimento e apoio emocional para mães e familiares. Abrindo um leque também para serviços de orientações e informações sobre direitos e possibilidades de capacitações. A Casa da Mãe Atípica da Baixada Cuiabana será gerida por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da saúde, assistência social, psicologia e educação, que atuarão em conjunto para atender as necessidades das mães e das crianças.

Para a moradora do Coxipó dona Sandra Almeida, 59 anos, que é mãe de dois adolescentes autistas, projetos desta natureza enchem de esperança, principalmente mães solos, que, em suas palavras “carregam muitas responsabilidades e até julgamentos da própria família, daí a mulher tem de se doar dobrado. E com esse trabalho disponibilizado pelo deputado Botelho, possibilidades de melhoria da qualidade de vida, sendo a médio ou longo prazo, fica possível para famílias mato-grossenses que tanto precisam desse olhar social”, exclamou.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais