Alcimar Expoautomecanica

VERdade

ALMT abre inscrições para o 10º Simpósio sobre Dislexia

Por Secom ALMT
Publicado em 02-10-2025 às 08:37hrs
Evento, que é coordenado pelo deputado Wilson Santos, será realizado no dia 6 de outubro
ALMT abre inscrições para o 10º Simpósio sobre Dislexia

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)  promove, no dia 6 de outubro, o 10º Simpósio sobre Dislexia – Transtornos do Neurodesenvolvimento. O evento é realizado pelo deputado Wilson Santos (PSD) e ocorrerá no Plenário das Deliberações Renê Barbour, às 19h30.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do encontro, clicando AQUI. Os participantes receberão certificado emitido pela Escola do Legislativo.

Wilson Santos é autor de aproximadamente 10 leis voltadas à defesa dos direitos das pessoas com dislexia, como a Lei nº 12.205/2023, que instituiu o Dia Estadual da Dislexia, celebrado em 8 de outubro. 

Conforme a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia é considerada um Transtorno Específico de Aprendizagem (TEAp) de origem neurobiológica, que compromete habilidades de leitura, escrita e soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de alterações na percepção e organização dos sons da fala, sendo inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.

“Considerando que a dislexia atinge cerca de 10% da população, segundo dados da ABD, o 10º Simpósio é essencial como espaço de troca de saberes e diálogo com a sociedade civil. Reunir autoridades, professores, profissionais da saúde e familiares para discutir a implementação das leis já existentes e promover a atualização técnica é fundamental para fortalecer a política de educação do estado”, destaca Wilson Santos.

Além da dislexia, o parlamentar ressalta que os simpósios abordam temas correlacionados aos transtornos de neurodesenvolvimento, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), discalculia (transtorno de aprendizagem que dificulta o entendimento e o uso da matemática) e disortografia (transtorno que afeta a escrita, causando erros frequentes de gramática e pontuação).

Mato Grosso – A fundadora e diretora executiva do grupo Dislexia MT, Marilda Santos, afirma que o evento representa uma oportunidade de ampliar a divulgação do tema e de fortalecer a luta pelos direitos daqueles que convivem com essa condição.

Entre os principais desafios enfrentados por pessoas com dislexia, segundo ela, estão a dificuldade de aceitação pelas famílias, as barreiras no ambiente escolar e o preconceito no mercado de trabalho, já que muitos processos seletivos não são adaptados e empresas confundem dislexia com doença, que acaba resultando na desclassificação dos candidatos.

Apesar dos progressos registrados no último ano em Mato Grosso, como leis que garantem tempo adicional em vestibulares e concursos, e atendimento diferenciado no Detran, Marilda aponta a necessidade de criação de um centro de diagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS). 

“A ausência de uma unidade como essa obriga as famílias a arcarem com serviços privados caros e fragmentados, sem a participação de uma equipe multiprofissional capaz de conduzir o diagnóstico e as terapias de intervenção”, relata.

Programação – O 10º Simpósio sobre Dislexia contará com palestra do advogado Vinícius Negrão, da Escola de Filosofia Nova Acrópole, que abordará o tema “Convivendo com as diferenças”. 

Em seguida, às 20h50, a psicóloga Inês Ocanã, da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), falará sobre “Dislexia nas diferentes fases da vida”. A superintendente de Equidade e Inclusão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), Paula Cunha, também participará do debate.

No final do evento, serão entregues moções de aplausos e outras homenagens a profissionais com atuações de destaque na área 

Mais informações pelos telefones 3313-6903/6904.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais