“O apoio do Governo do Estado é fundamental para fortalecer os eventos, principalmente dessa magnitude, e ajuda a movimentar o comércio local", destacou o proprietário de hospedagem em Chapada dos Guimarães, Eduardo Godoi.
“Vemos a participação do Governo em todos os eventos que temos aqui em Chapada dos Guimarães. Eu tenho uma casa de aluguel de temporada e esses eventos são benéficos para nós. O pessoal vem, aproveita visitas, vai em cachoeiras e se hospeda por aqui", completou o proprietário da Iron House.
Com apoio institucional do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Chapada dos Guimarães sediou, nos dias 17 e 18 de maio, a 1ª Meia Maratona promovida pela Ultramacho. O evento atraiu 1.400 atletas de mais de 40 cidades e 8 estados brasileiros, movimentando a cadeia econômica local e destacando o potencial turístico da região.
O projeto Descubra Mato Grosso, coordenado pela Secretaria Adjunta de Turismo, levou informações sobre os atrativos turísticos do estado aos visitantes e atletas, fortalecendo a estratégia do Governo do Estado de promoção do turismo.
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, agradeceu a escolha da cidade e afirmou que eventos como esses, apoiados pelo Governo, movimentam a economia local.
“A cidade é de todos vocês. A presença dos turistas aqui contribui com o nosso comércio, a nossa cidade. E que a natureza possa abraçar e que a gente possa levar a mensagem do evento pra todo lugar, que o homem precisa conviver com a natureza", disse o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que a Pasta está envolvida nas mais diversas pautas ligadas ao desenvolvimento, com o intuito de movimentar os municípios.
“Apoiar eventos como a Meia Maratona de Chapada é uma forma eficaz de fortalecer a economia regional e dar visibilidade a Mato Grosso. Atletas e visitantes consomem nos hoteis, restaurantes, no comércio e voltam para casa com uma imagem positiva. A Sedec atua em variadas escalas de promoção do desenvolvimento regional com ações em diversas frentes para fomentar a cadeia de emprego e renda do nosso Estado”, afirmou César Miranda.
A Meia Maratona reforça o posicionamento do Estado no incentivo a eventos que integram esporte, turismo e desenvolvimento regional, alinhado às políticas públicas de valorização das potencialidades locais.
Para a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda de Morais Costa, o apoio do Governo vai além do incentivo ao esporte.
“Estamos promovendo o turismo de experiência. Chapada dos Guimarães é um destino estratégico e com ações como o Descubra Mato Grosso, conseguimos apresentar nossos atrativos para novos públicos, fomentando o desenvolvimento sustentável das regiões turísticas”, afirmou a adjunta.
Ultramacho
O evento contou com percursos de 5 km, 10 km e 21 km, além de categorias infantis e juvenis, reunindo desde atletas iniciantes até corredores de alta performance. O público feminino foi maioria, com 53% das inscrições, mostrando o protagonismo das mulheres no esporte.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!