VERdade

Chuvas provocam inundações e quedas de árvores em Cuiabá e Várzea Grande

Por Da Redação Leiagora
Publicado em 07-02-2026 às 11:11hrs
Corpo de Bombeiros atendeu quatro ocorrências; Energisa informou que o sistema elétrico permaneceu estável durante o temporal

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu quatro ocorrências em decorrência das chuvas registradas na noite de quinta-feira (5) nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, incluindo uma inundação e três quedas de árvores.

Segundo o CBMMT, as ocorrências mobilizaram equipes operacionais e viaturas de salvamento, que continuam em prontidão para atender à população e monitorar novas demandas relacionadas ao mau tempo. Em caso de emergência, a população deve acionar o número 193.

Entre os atendimentos realizados, houve uma inundação no bairro Jardim Cuiabá, em Cuiabá, além de quedas de árvores nas regiões do CPA 02 e Centro América, na capital, e no bairro São Benedito, em Várzea Grande.

A Energisa informou ao Leiagora que checou a situação junto ao seu Centro de Controle e que, apesar das chuvas registradas na quinta, não houve grandes ocorrências relacionadas à falta de energia elétrica. A concessionária destacou que o sistema se manteve estável e que as equipes permaneceram em monitoramento preventivo durante o período de instabilidade climática.

A concessionária reforça que, durante temporais com raios, a população adote medidas preventivas, como retirar aparelhos eletroeletrônicos das tomadas, evitar o uso de equipamentos ligados à rede elétrica e não utilizar chuveiro elétrico. Também é recomendado não permanecer em áreas abertas, evitar abrigo sob árvores ou próximo a torres e nunca tocar em fios caídos ou objetos em contato com a rede elétrica, pois podem estar energizados.

Ainda segundo a Energisa, cabos telefônicos, de TV por assinatura e fiações de antenas podem conduzir descargas elétricas até os aparelhos. Por isso, é aconselhável desconectá-los sempre que possível. A empresa orienta ainda a instalação de dispositivos de proteção contra surtos (DPS) e a manutenção de sistemas de aterramento conforme as normas vigentes.

Em caso de necessidade, os consumidores podem acionar os canais de atendimento da Energisa por meio do aplicativo Energisa On, disponível nas lojas Google Play e App Store, pelo site energisa.com.br, pelo WhatsApp Gisa no número (68) 99233-0341 ou pelo Call Center 0800 641 7196.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais