A eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para o próximo domingo (25.05), ocorrerá sob protesto de 21 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, incluindo o Cuiabá. As agremiações anunciaram que não participarão do pleito, em manifestação contra a condução do processo eleitoral que deve confirmar Samir Xaud como novo presidente da entidade.
Em nota conjunta divulgada na quarta-feira (21.05), os clubes expressaram insatisfação com a falta de transparência e representatividade no processo, afirmando que “o futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade”. O comunicado, assinado por equipes como América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport, ressalta que os clubes estarão abertos ao diálogo com a nova gestão a partir da próxima semana.
Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, é o único candidato na eleição, tendo registrado sua chapa com apoio de 25 das 27 federações estaduais e 10 clubes. O estatuto da CBF exige o apoio de pelo menos oito federações e cinco clubes para a inscrição de uma candidatura. A eleição está agendada para domingo, às 10h30, na sede da CBF, com possibilidade de voto remoto para acomodar os clubes envolvidos em partidas do Campeonato Brasileiro.
A ausência do Cuiabá e de outros clubes na votação representa um protesto significativo contra o atual modelo de governança da CBF, evidenciando a crescente demanda por reformas estruturais e maior participação dos clubes nas decisões que afetam o futebol brasileiro.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!