PI 13112 ALMT CAMPANHA QUEIMADAS de 21 a 27 AGOSTO 2024

POLITICA

Cuiabá irá proibir uso de blocos de concreto em vias públicas

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 20-08-2025 às 09:38hrs
A decisão será normatizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá.
Cuiabá irá proibir uso de blocos de concreto em vias públicas

A Prefeitura de Cuiabá irá proibir o uso de blocos de concreto, conhecidos popularmente como “gelo baiano”, em obras de mobilidade e em vias públicas da capital. A medida, segundo o prefeito Abilio Brunini, tem como principal objetivo evitar acidentes e preservar vidas.

“Estamos regulamentando os divisores de mobilidade da nossa cidade e determinando a proibição desses blocos de concreto. Eles causam acidentes, inclusive fatais. Não podemos permitir que isso continue acontecendo”, destacou o prefeito.

Brunini citou como exemplo a obra na Avenida Miguel Sutil, onde esses blocos já teriam provocado acidentes. Segundo ele, os equipamentos ficam desalinhados e representam riscos constantes a motoristas e motociclistas. Para exemplificar, citou um carro que teria encostado em uma ponta de bloco, e que acabou destruindo o veículo. O acicente também provocou  congestionamento no trânsito. “Se fosse uma moto, poderia ter resultado em morte”, relatou.

Na oportunidade o prefeito relembrou que problemas semelhantes ocorreram na Avenida da FEB, em Várzea Grande, onde o uso dos blocos contribuiu para acidentes graves. Na ocasião, após cobranças, os equipamentos foram substituídos por cones de plásticos fixados no solo, que são mais seguros e não oferecem risco de colisões fatais.

A decisão será normatizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá. Segundo o prefeito, a partir de agora, todos os projetos de mobilidade ou intervenções viárias precisarão ser submetidos à pasta e não poderão utilizar blocos de concreto como divisores.

“Nossa medida é orientativa ao Estado para que ele possa fazer isso e também vamos definir isso através de uma normatização dentro da própria Secretaria de Mobilidade onde os projetos de mobilidade, de intervenção, eles precisam ser aprovados pela Secretaria de Mobilidade Urbana”, frisou o prefeito.

 

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais