O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dr. João (MDB), defendeu o aumento do número de deputados estaduais, destacando que há consenso entre os parlamentares sobre os benefícios da medida. Segundo ele, a ampliação garantiria uma representação mais ampla, especialmente para regiões afastadas do estado que, atualmente, não possuem voz direta no Parlamento.
“Todos os colegas são favoráveis. A ideia é ampliar para contemplar regiões que hoje não têm voz direta aqui na Casa”, afirmou o deputado.
Dr. João reconheceu que a mudança trará impacto financeiro, com o orçamento da ALMT precisando ser redistribuído para acomodar os novos parlamentares. “Muda bastante. O bolo orçamentário não é pequeno, mas terá que ser dividido ainda mais”, explicou.
A ampliação do número de cadeiras na ALMT está prevista em um projeto já aprovado na Câmara dos Deputados, que estabelece o aumento de representantes tanto no Congresso Nacional quanto nas Assembleias Legislativas dos estados. Se implementada, a mudança entrará em vigor a partir de 2027. Mato Grosso passará de oito para dez deputados federais na Câmara e de 24 para 30 deputados estaduais na ALMT.
Apesar do aumento de custos, Dr. João reforçou que a medida é uma oportunidade para garantir maior representatividade às regiões mais distantes, fortalecendo a voz dessas localidades no Legislativo estadual.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!