CULTURA

Exposição no Morro da Caixa D'Água celebra ícones da cultura cuiabana

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 14-05-2025 às 09:23hrs
A exposição segue aberta ao público de 13 de maio a 27 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço. O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha está localizado na Rua Comandante Costa, s/n, esquina com a Rua Nossa Senhora de Santana, no Centro-Sul de Cuiabá.
Exposição no Morro da Caixa D'Água celebra ícones da cultura cuiabana

Celebrando a força da cultura cuiabana por meio da arte e da saúde mental, a exposição "Saúde Mental, Arte e Liberdade" foi inaugurada com emoção no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá. A mostra inicia nesta terça-feira e destaca esculturas de personalidades simbólicas da capital como o poeta Manoel de Barros, o lendário ambulante Zé Bolo Flô e a irreverente Maria Taquara, criadas por pacientes da rede pública de saúde mental.

Também reúne obras da artista Cida Silva e de pacientes da rede pública de saúde mental, frutos de oficinas terapêuticas conduzidas ao longo de semanas em unidades do município e do Estado.

“Além das obras que eu mesma produzi, que expressam meus sentimentos e emoções, eu quis trazer também os trabalhos realizados pelos pacientes internados. O Adauto já desenvolve um trabalho com arteterapia há bastante tempo, acompanhado por profissionais da área. As obras mostram que a arte é para todos. Temos aqui três esculturas de ícones da cultura cuiabana: Manoel de Barros, escritor e poeta; o ambulante Zé Bolo Flô, um poeta andarilho; e Maria Taquara, conhecida por trajar calças em uma época em que isso era raro entre as mulheres”, destacou a artista.

Cida Silva é enfermeira aposentada. Ela começou a pintar inspirada no cotidiano vivido durante sua carreira na área da saúde mental. Com ampla experiência na saúde pública, atuou principalmente na atenção primária, incluindo o Hospital Adauto Botelho, onde trabalhou com pacientes em tratamento de transtornos mentais.

Presente na abertura, a vereadora Maria Avalone reforçou o impacto da exposição. “A mostra está linda, maravilhosa, e trata de um tema importantíssimo: a saúde mental. A Cida, com sua sensibilidade, conduziu um trabalho incrível com os pacientes. Eles tiveram acesso a materiais que nunca tinham experimentado, e isso transforma vidas. Que venham mais projetos como esse.”

A vereadora também agradeceu o apoio do deputado estadual Carlos Avallone, responsável por uma emenda parlamentar que contribuiu para viabilizar o projeto. “Meu agradecimento especial ao deputado Carlos Avallone, que se sensibilizou e destinou recursos para essa iniciativa. Esse apoio é fundamental. Estou muito orgulhosa de participar disso.”

Celso Falaschi, vice-presidente da União Brasileira das Associações de Arteterapia (UBAAT), ressaltou o valor simbólico e prático da iniciativa. “A exposição mostra como a arte pode humanizar o cuidado em saúde mental, especialmente neste momento em que o SUS e o Ministério da Saúde passam a regulamentar esse tema com mais profundidade. É um passo necessário e pioneiro para Mato Grosso.”

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais