
O governador Mauro Mendes autorizou a realização de concurso público na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), voltado para preenchimento de 80 cargos efetivos de professores.
A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (19.2) e ocorre após 13 anos sem concurso para docentes na instituição.
Mauro destacou que a medida atende à necessidade de suprir as vagas e garantir a continuidade e qualidade das atividades acadêmicas.
“Queremos atrair excelentes profissionais, professores, para que a Unemat continue prestando esses grandes serviços na área educacional, na formação, e no ensino superior em diversas regiões do estado”, afirmou.
O governador reforçou que o edital deve ser publicado muito em breve.
“Ainda no primeiro semestre nós já teremos a publicação e provavelmente as provas sendo realizadas para a contratação por concurso desses novos professores da nossa Unemat”, completou.
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, classificou a decisão como a realização de um grande sonho para a comunidade acadêmica.
“Hoje estamos consolidando esse concurso público para professores da Universidade, que vai com certeza contribuir de forma extraordinária para que a Unemat continue fazendo esse papel tão importante junto ao desenvolvimento do estado de Mato Grosso”, declarou.
Segundo ela, a universidade cresceu e ampliou significativamente sua atuação, especialmente na pós-graduação.
“Há 13 anos não temos concurso na universidade. A Unemat passou a ofertar mestrado, doutorado, ampliou a pesquisa, a extensão, e tudo isso praticamente com o mesmo quadro. O professor efetivo é fundamental para estruturar a pesquisa, captar recursos e fortalecer a pós-graduação”, explicou.
A reitora destacou ainda que o plano de carreira da instituição está entre os mais atrativos do país. As vagas, conforme ela, vão contemplar diversas áreas do conhecimento, incluindo saúde, engenharias, meio ambiente e ciências jurídicas. A Unemat possui 13 campus distribuídos em todas as regiões do estado.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressaltou que o concurso fortalece o papel estratégico da universidade no desenvolvimento de Mato Grosso.
“Recebemos com alegria e gratidão ao governo Mauro e Pivetta, que entenderam que chegou a hora de colocarmos o concurso para docentes na Unemat. A Unemat é uma das maiores e melhores universidades da região Centro-Oeste, porque leva ensino de qualidade para o interior do estado. Não está só na Capital. Isso é desenvolvimento para todas as regiões”, completou.
Também participaram do anúncio o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e o pró-reitor de Administração da Unemat, Gustavo Banzer.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!