O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto participa, de 28 de abril e 2 de maio, em Barcelona (Espanha), do II Seminário Internacional Gestão para Aprendizagem. O evento é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Ministério da Educação (MEC).
O objetivo, de acordo com os promotores, é proporcionar um intercâmbio cultural e educacional, incentivando os secretários de Educação dos estados e do Distrito Federal a explorarem novas perspectivas e abordagens para a gestão educacional.
Além disso, busca facilitar a troca de experiências, promovendo um ambiente propício para a discussão de desafios comuns e soluções inovadoras; estimulando a colaboração e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para enfrentar os desafios comuns na área da educação.
Para o secretário Alan Porto, participar deste evento é uma oportunidade valiosa não apenas para ele, mas para todos os envolvidos na educação em Mato Grosso. “Representa um espaço de aprendizado e troca de experiências que é fundamental para o aprimoramento das nossas práticas educacionais”, analisa.
Segundo ele, ao dialogar com secretários de Educação brasileiros e autoridades internacionais em educação, Mato Grosso tem mais uma chance de explorar novas perspectivas que podem enriquecer a gestão escolar e, consequentemente, impactar positivamente a educação pública.
"A troca de experiências é um dos pilares do seminário. Vamos identificar estratégias que funcionam em contextos diversos e adaptá-las à realidade de nossas escolas. Por isso defendo que a educação seja sempre um processo colaborativo, onde todos nós, gestores, educadores e alunos, aprendemos uns com os outros”, completa.
Foto: Nany Araújo
Entre os painéis, estarão temas como: desafios da educação no contexto internacional; avaliação para melhoria da aprendizagem; formação de gestores escolares; microgestão pedagógica e educação profissional, empreendedorismo e inovação.
O grupo de palestrantes e mediadores inclui autoridades como David Plank (Stanford University), Mónica Gomariz e Tamara Díaz (OEI), Andressa Buss e Jaana Nogueira (FGV DGPE), Manuel Palacios (INEP), Zara Figueiredo e Kátia Helena Serafina Cruz (MEC), Wang Yan (Beijing Foreign Studies University), entre outros.
Dentro da programação, os participantes também visitarão a Escola La Salle Comtal. Fundada em 1879, considerada uma referência no distrito de Ciutat Vella, um espaço de acolhimento e desenvolvimento para a comunidade escolar que valoriza a inclusão, a diversidade e a atenção às necessidades individuais dos alunos, especialmente os com TEA – Transtorno do Espectro Autista.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!