A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, irá intensificar, a partir da segunda quinzena de maio, os serviços de patrolamento em estradas urbanas e rurais. A ação é motivada pela previsão de redução do volume de chuvas na capital, o que cria condições mais favoráveis para a execução das obras de recuperação viária.
Até o momento, as equipes da Secretaria já atuaram em cerca de 200 quilômetros de estradas em comunidades rurais e 41 quilômetros de vias urbanas. No total, 23 comunidades do campo já foram beneficiadas com os serviços, evidenciando o compromisso da atual gestão com a melhoria da infraestrutura também nas regiões mais afastadas do centro urbano.
Um dos destaques recentes é o início das obras de duplicação da Avenida Antártica, importante ligação entre a zona urbana e o Distrito do Sucuri, na região oeste da cidade. O projeto contempla aproximadamente um quilômetro de duplicação, com reforço estrutural da pista, implantação de sub-base e base, sistema de drenagem, além da instalação de aduelas e meio-fio.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, os trabalhos seguem um cronograma estratégico que leva em consideração tanto a necessidade de recuperação das vias quanto as condições climáticas. “O período de estiagem é o mais adequado para realizar esse tipo de intervenção, pois garante maior durabilidade dos serviços. Estamos sendo responsáveis ao aguardar o momento certo, visando utilizar de forma correta o dinheiro público e evitar desperdícios”, explicou.
Segundo o Instituto ClimaTempo, as chuvas intensas registradas nos últimos meses foram causadas, principalmente, pela circulação de ventos sobre a América do Sul. Além disso, o sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que normalmente inibe a formação de nuvens de chuva, ainda não se consolidou completamente no interior do país, mesmo com o mês de abril marcando o início da transição para o período seco.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!