
Com foco em ampliar oportunidades, fortalecer pequenos negócios e impulsionar a economia local, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo buscou, junto à Desenvolve MT, alternativas de financiamento mais acessíveis para quem empreende no município.
A secretária Fabyane Nagazawa e o subsecretário da pasta, Edu Sá, participaram de uma reunião institucional na Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT – com o objetivo de conhecer e alinhar as linhas de crédito que poderão ser ofertadas aos empreendedores atendidos pela Sala do Empreendedor de Várzea Grande.
Os representantes do município foram recebidos pelo gerente de Produtos e Programas da Desenvolve MT, Wilson Fernando de Andrade, e pela assessora técnico-especial, Julianna Castro. Segundo a agência, o encontro também teve caráter de alinhamento institucional em razão da mudança na gestão municipal. “Tivemos uma reunião de alinhamento por conta da mudança de secretária. Ela e o subsecretário vieram conhecer melhor a Desenvolve MT, as duas novas linhas que temos e também nos atualizar sobre as mudanças na gestão e no prédio”, explicou Wilson Andrade.
De acordo com a Desenvolve MT, a agência está expandindo sua atuação no interior do Estado, levando crédito a empreendedores locais que buscam ampliar seus negócios e gerar desenvolvimento econômico. Para isso, a cooperação com os municípios é considerada fundamental.
Fabyane Nagazawa destacou que a gestão municipal trabalha para facilitar o acesso ao crédito. “O processo é simples. Temos um convênio que estabelece as responsabilidades de cada parte. O município já conta com a Sala do Empreendedor, com espaço físico e apoio logístico para atendimento. A Desenvolve MT oferece capacitação para os agentes locais e suporte técnico, garantindo que o empreendedor tenha orientação e consiga esclarecer suas dúvidas sobre as linhas de crédito”, afirmou.
A parceria também prevê atuação conjunta na divulgação das oportunidades, ampliando o alcance das informações e fortalecendo o ecossistema de negócios de Várzea Grande. “As cooperações fazem com que o crédito alcance cada vez mais empreendedores em Mato Grosso”, reforçou a secretária.
Entre as linhas apresentadas estão opções de crédito facilitado de até R$ 15 mil, destinadas a jovens de 18 a 29 anos, mulheres empreendedoras e profissionais liberais, com taxa de juros de 0,50% ao mês, prazo de até 42 meses, carência de até seis meses e bônus de adimplência de 20% para pagamentos em dia.
Os recursos podem ser utilizados para capital de giro, aquisição de insumos, máquinas, equipamentos, softwares, matéria-prima, mercadorias para revenda e outros itens previstos nos programas. Podem acessar os financiamentos Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e profissionais liberais que atendam aos critérios estabelecidos pela Desenvolve MT.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!