“Esta ação foi muito bacana e proporcionou uma experiência única. As palestras foram maravilhosas, com reflexões profundas que enriqueceram nosso conhecimento no mundo dos negócios e, principalmente, pelas conexões que fizemos com outros empresários.” O depoimento da empresária do ramo de confecções, Manuela Barros, reforça o papel da Semana S do Comércio em Cuiabá, evento realizado nesta sexta-feira (16), que reuniu cerca de 600 convidados — entre comerciantes e líderes empresariais da capital e região — no Buffet Leila Malouf.
Empresários e gestores de empresas ligadas ao comércio e serviços tiveram a oportunidade de acompanhar, de forma totalmente gratuita, palestras nacionais com temas estratégicos e atuais, como inteligência artificial, marketing digital, liderança corporativa e reforma tributária. O evento aconteceu de forma simultânea em todo o país e segue neste sábado (17), com atrações de lazer, saúde e gastronomia voltadas aos trabalhadores e seus familiares, no Sesc Dr. Meirelles, também em Cuiabá.
“Não poderia ter sido diferente essa comemoração do Dia do Sistema S aqui em Cuiabá. Uma ação voltada para comerciantes e líderes empresariais, que tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com temas importantes e em destaque no mundo dos negócios. Também proporcionamos um dia de muita alegria e diversão para os trabalhadores do comércio e serviços, com atividades gratuitas”, afirmou o anfitrião do evento e presidente do Sistema Comércio em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior.
A atração principal do primeiro dia de evento foi a palestra magna com o economista e CEO da Future Tank, Guilherme Mercês, que falou sobre os impactos da reforma tributária no Brasil e, especialmente, em Mato Grosso. “Procuramos entender a motivação dessas transformações, o que elas representam para o empresário e o impacto direto no setor de comércio e, principalmente, serviços, pois o modelo proposto pode onerar esse setor de forma significativa dentro do estado.”
Mercês propôs ao público presente — entre eles, autoridades públicas do estado e da capital — que o estado encontre formas de dinamizar seu mercado consumidor. “Focar em infraestrutura e na formação de mão de obra pode ser um grande diferencial e, nesse contexto, tanto o Sesc quanto o Senac podem exercer um papel essencial nessa mudança.”
Sobre isso, o cofundador e VP de Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti, falou das transformações no comércio e da importância de preservar ativos valiosos como dados e pessoas — sejam eles colaboradores ou clientes. “Mato Grosso é um estado diferenciado, que tem mostrado crescimento populacional, e isso é positivo para o desenvolvimento local, diferente de outros estados brasileiros. Há uma grande necessidade de se investir em pessoas. A única coisa que não podemos automatizar é o relacionamento, por isso precisamos cuidar do básico, por meio da capacitação profissional.”
Autoridades do estado e da capital também participaram do evento, entre elas o deputado estadual Carlos Avallone, propositor da lei que institui o dia 16 de maio como Dia do Sistema S em Mato Grosso. “Foi um dia para comemorar, festejar e, principalmente, reconhecer a importância do comércio na vida de todos nós. Em Mato Grosso, o setor representa mais de 60% dos empregos e uma arrecadação de impostos fundamental para o estado. Aqui, essa diretoria, liderada pelo presidente Wenceslau Júnior, tem feito uma verdadeira revolução no Sistema, com obras relevantes e atuação em áreas como cultura e valorização da nossa história.”
Muito lazer na Semana S do Comércio
Os trabalhadores do comércio também se beneficiam das atividades propostas pela Semana S do Comércio no estado. Durante o dia 17, a unidade do Sesc Dr. Meirelles oferece atividades de recreação, atendimentos de beleza, shows regionais e sorteios de bicicletas. A Fecomércio-MT também estará presente, oferecendo serviços destinados aos empresários, como o Cartão do Empresário e o (re)energisa.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!