Ferramentas para compras sustentáveis, Lei 14.133/21 e critérios socioambientais estão entre os temas que serão abordados no 1º Seminário de Compras Sustentáveis do Estado, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O encontro reunirá especialistas de diversas instituições na Escola Superior de Contas nesta quinta-feira (8), das 8h às 17h, em formato híbrido.
Promovido pelo TCE-MT em parceria com as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Fazenda (Sefaz) e Planejamento e Gestão (Seplag), o evento é voltado a servidores públicos que atuam diretamente nas áreas de licitação e compras, além de ser aberto a representantes da sociedade civil e do setor privado. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas aqui.
A programação tem início com o painel “Ferramentas para compras sustentáveis: gerenciamento de riscos à compras sustentáveis”, ministrado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar. Em seguida, às 11h10, o secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, apresentará o painel "Abordagem da Lei 14.133/21 sob o enfoque da sustentabilidade. Diretrizes e recomendações do TCU”.
Na parte da tarde, a procuradora da Procuradoria Geral do Estado, Julyana Lannes Andrade, abordará o tema “Como elaborar termos de referência com critérios socioambientais. Abordagem das compras públicas sustentáveis no Decreto Estadual nº 1.525/2022”.
Encerrando o seminário, os representantes do Sebrae-MT Julio Henrique Prior, gerente da agência em Cuiabá, e Jonas Alves de Souza, presidente do Conselho Deliberativo da instituição, participarão do painel “Casos exitosos de sustentabilidade nas compras públicas”, apresentando estratégias já aplicadas em diferentes áreas do governo estadual.
O conteúdo está pautado pela Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD 2020-2031) e da Agenda 2030, além de observar os demais instrumentos estratégicos específicos de cada instituição. Desta forma, o encontro vai contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficientes e alinhadas com os princípios da sustentabilidade.
Clique aqui e confira a programação completa.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!