UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

ECONOMIA

Trajetórias de resiliência, trabalho e sucesso marcam estreia da série Mulheres Incríveis

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 30-04-2025 às 16:10hrs
Iniciativa criada pelo Sebrae Mato Grosso tem o objetivo de mostrar a força e o protagonismo das mulheres empreendedoras do Estado; evento terá mais sete edições neste ano
Trajetórias de resiliência, trabalho e sucesso marcam estreia da série Mulheres Incríveis

Cerca de 160 pessoas participaram da estreia da série “Mulheres Incríveis” nesta terça-feira (29), na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping. A iniciativa criada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) visa destacar a força e o protagonismo das mulheres empreendedoras do Estado. Na primeira edição, a diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, e a empresária Alcimar Moretti compartilharam suas histórias e participaram de uma dinâmica com a interação do público.

A diretora-superintendente disse que o evento foi idealizado para mostrar que as mulheres são, cada vez mais, protagonistas de suas próprias trajetórias. “Mesmo com os inúmeros desafios, muitas vezes com múltiplas jornadas ao longo do dia, é preciso manter a conexão com a própria essência para que lembremos de quem somos antes que o mundo diga quem deveríamos ser. É fundamental ser resiliente em meio às dificuldades para ter êxito na jornada”, ressalta Lélia Brun. “Quando há integração harmoniosa entre as energias feminina e masculina, a probabilidade de sucesso é muito maior”, complementa.

Para Alcimar Moretti, a troca de vivências foi uma experiência enriquecedora. Durante a sua palestra, a empresária especializada no setor de eventos fez questão de frisar que a coragem e a fé foram determinantes para superar barreiras e obstáculos durante a carreira. “Poder impactar outras mulheres é uma satisfação, e ter um espaço para conectar histórias é algo inspirador. Acredito que, de alguma forma, todas saíram daqui transformadas”.

Uma das participantes do evento foi a empresária e jornalista Ana Sampaio. Para a comunicadora, a estreia da série permitiu um exercício de reflexão e autoconhecimento. “Embora sejam muito distintas, as jornadas da Lélia e da Alcimar trazem pontos importantes que se aplicam à minha realidade. Recomeço à frente dos negócios, a ligação com a própria essência e sentimentos, entre outros pontos. Foi um aprendizado enorme”.

Mulheres Incríveis

A série contará com oito episódios ao longo do ano, cada um homenageando mulheres que se destacam em suas áreas. Entre as homenageadas estarão: a médica Karime Schelini; as empresárias Zilda Zompero, Ulana Bruehmuller, Adel Malouf, Maria Carmen Volpato, Ana Cássia Rangel, Iracema Irigaray e Grazielly Lima; a desembargadora Adenir Carruesco; a superintendente do Banco do Brasil, Wanda Ribeiro; a reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva; as jornalistas Luzimar Collares e Ida Beatriz; e a idealizadora do Grupo Flor Ribeirinha, Domingas da Silva.

Empreendedorismo feminino

De acordo com pesquisa recente do Sebrae/MT, são mais de 188 mil empreendedoras em todo o estado – o que representa 40% do total de negócios. Para desenvolver e estimular o empreendedorismo feminino, a instituição oferece uma gama variada de programas de qualificação profissional, workshops e treinamentos sobre inovação, além de ampliar as consultorias especializadas e parcerias para facilitar o acesso a crédito, como são os casos dos programas “Sebrae Delas” e o “Acredita Delas”.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais