PI 83840 - ALMT -CAMPANHA EXPANSÃO TV AL de 14 a 30 de ABRIL de 2025

SAÚDE

Várzea Grande e TCE-MT alinham ações para aprimorar gestão de medicamentos e de insumos

Por Secom Pref. VG
Publicado em 25-04-2025 às 08:19hrs
Parceria traz como maior ganho a garantia de segurança nas aquisições e a manutenção do controle do estoque adequado para não faltar remédios aos pacientes que utilizam do SUS várzea-grandense
Várzea Grande e TCE-MT alinham ações para aprimorar gestão de medicamentos e de insumos

A Prefeitura de Várzea Grande e o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizaram uma reunião, nesta quinta-feira (24), com a finalidade de aprimorar as rotinas de controle na atividade de logística de medicamentos para definição de planos de ação com foco na otimização do armazenamento e da distribuição de medicamentos e insumos no Município.

A prefeita Flávia Moretti (PL) ressaltou a importância da orientação do TCE para aprimorar a saúde, especialmente na gestão de medicamentos, onde já houve avanços. “O TCE fará parte da nossa gestão como orientador, pois precisamos e queremos melhorar cada dia mais. Neste quesito de medicamentos, já melhoramos muito, principalmente na questão da transparência, da distribuição e do armazenamento", disse Moretti.

A Controladora-Geral do Município, Elizangela Oliveira, destacou que a proximidade com os órgãos de controle é fundamental para elevar a qualidade dos serviços. Ela explicou que a reunião direcionou o Município para alcançar um nível avançado de maturidade, atualmente no patamar intermediário, conforme avaliação do Questionário de Avaliação de Controles Internos (QACI). “O QACI é uma ferramenta utilizada para avaliar a eficácia dos controles internos da gestão pública, classificando os municípios em diferentes níveis de maturidade, e com o apoio do TCE, da Secretaria de Saúde e da prefeita Flávia Moretti, iremos elaborar o plano de ação para buscar alcançar o nível avançado”, disse Elizangela.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, acredita que a proximidade com os órgãos de controle, como o TCE, dará mais segurança em realizar as aquisições e manter um controle do estoque adequado para que não haja falta de medicamentos para os pacientes, e também, proporcionando um atendimento hábil e eficiente. “Cremos que dessa forma os recursos públicos serão geridos da melhor forma possível, com consciência e economicidade para que possamos utilizar os recursos da saúde de maneira adequada, e assim, garantir novos serviços para que a população seja bem atendida”.

O auditor externo do TCE, Richard Maciel de Sá, falou que o intuito do Tribunal de Contas é o de ajudar o Município na rotina de logística de medicamentos. “A gente capacita os servidores e os gestores públicos para que todo este projeto seja eficiente e eficaz para que não falte medicamento nas unidades de saúde, deste modo atendendo a população da melhor forma possível”, conta Sá.

A reunião contou com a participação do secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, da superintendente do Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos (Cadim), Fernanda Tavares Carvalho, do gestor público da Saúde, Gideão Boanez do Prado, do superintendente de Auditores de Controle Interno, Juliano Marcal Rosa Júnior e da assessora de gestão da Controladoria-Geral do Município, Aracelly Ferreira de Campos.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais